Por Lachlan Probyn, escritor de viagens LGBT para misterb&b
🏙️ Le Marais: O coração da vida gay em Paris
Ah, le gay Paris! Embora a França possa parecer um pouco conservadora, Paris é a cidade mais gay do país, com o bairro Le Marais no coração da vida gay em Paris. Le Marais ("o Pântano") é um belo e histórico bairro no centro de Paris, abrangendo o 3º e 4º arrondissements. Desde a década de 1980, Le Marais tem sido a alma da Paris gay e é reconhecido como um dos destinos mais amigáveis para a comunidade LGBTQ na Europa. Os activistas parisienses festejaram no Le Marais após a aprovação da lei do casamento igualitário em abril de 2013. Todos os anos, a zona é também o ponto de encontro de dezenas de milhares de participantes no Orgulho Gay de Paris .
Le Marais exala uma vibração medieval com ruas estreitas e obras-primas da arquitetura. Podes encontrar aqui bares gays e cafés lésbicos, restaurantes, discotecas, clubes de sexo e muito mais - principalmente perto da secção sudoeste do Le Marais, junto à Câmara Municipal (Paris foi a primeira capital a eleger um presidente da câmara abertamente gay, Bertrand Delanoë, em 2001) e no bairro judeu ao longo da Rue Sainte-Croix-de-la-Bretonnerie, Rue du Temple e Rue des Archives.
🍽️ Bares, Cafés, Restaurantes e Vida Nocturna Gay em Paris
Le Marais é o lar de dezenas de estabelecimentos gay e gay-friendly e de uma vida nocturna vibrante, com muitos restaurantes gay como o Tata Burger ou o Les Marronniers; bares gay(Raidd Bar, Cox, FreedDJ, the Bears Den), uma livraria gay e até uma padaria gay (sim, vê aquelas baguetes fálicas e atrevidas!). Também encontrarás sex shops gay populares, discotecas, cabeleireiros, ginásios, saunas gay e alguns clubes de sexo atrevidos como o mundialmente famoso Impact Bar - uma visita obrigatória para os aventureiros.
🗺️ Para além do Le Marais: Explora a Paris gay
Abre as tuas asas na Paris gay. Não tenhas medo de sair do Le Marais e explorar o resto da cidade: visita Montmartre, os Champs-Élysées ou a Torre Eiffel; passa algum tempo no Museu do Louvre e em Notre-Dame. Desfruta de um prato típico num restaurante acolhedor, saboreia um café num bar de bairro ou descontrai numa das muitas saunas gay. Para mais informações oficiais, vê a página LGBT do Gabinete de Turismo de Paris. E quando a noite chegar, consulta o nosso Guia Gay Paris: encontrarás centenas de bares, discotecas, restaurantes e saunas gay espalhados por toda a cidade, fazendo da vida gay parisiense um prazer a descobrir.
🏳️🌈 Les Halles: Outro centro amigo da comunidade LGBT
A seguir ao Le Marais, Les Halles é outra zona muito gay-friendly. Ao longo da Rue des Lombards e arredores, Les Halles costumava ser a principal zona gay de Paris antes de Le Marais. Le Banana Café, La Boîte, e The Labo são apenas alguns dos bares gay de Paris que estão à tua espera com happy hour e go-go dancers.
🎉 Datas importantes: Fête de la Musique e Paris Pride
Considera uma viagem a Paris gay no final de junho e desfruta de dois dos dias mais selvagens da cidade em Le Marais e arredores. A Fête de la Musique, a 21 de junho, é uma celebração hedonista do verão, com uma enorme festa ao ar livre no centro de Paris. Poucos dias depois, chega o Paris Gay Pride (localmente chamado Marche des Fiertés) no último sábado de junho - o maior evento do Orgulho de França, com mais de 500.000 participantes e uma atmosfera eléctrica - programa completo e percurso do desfile no nosso Guia do Orgulho de Paris e no site oficial do Orgulho.
Eu próprio participei na Marche des Fiertés de 2024, juntando-me ao desfile na Place de la République, de câmara na mão, entrevistando activistas e captando momentos cândidos que agora figuram na galeria do Orgulho do misterb&b.
🏨 Onde ficar: A tua base em Paris com misterb&b
Os homens gay parisienses (e a comunidade LGBT mais alargada) fazem desta cidade um destino verdadeiramente único. Põe Paris na tua lista de viagens gay - e torna-a ainda melhor com uma estadia no misterb&b. Escolhe entre quartos privados acolhedores, apartamentos inteiros, ou hotéis gay e gay-friendly, e desfruta de tudo o que a Cidade Luz tem para oferecer. Vive la France!